top of page

Especialidades ErgoTrabalho
Dra. Cassia Cavalcanti

     O foco de meu trabalho é a diminuição dos riscos de doenças do trabalho e a taxa de absenteísmo através de soluções ergonômicas, sempre zelando pela economia e produtividade.
Análise Ergonômica do Trabalho

   Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um documento que toda empresa que possui empregados deve realizar de forma mais profunda em cada posto de trabalho que estiver necessitando de adequações, de acordo com a Norma Regulamentadora 17 de Ergonomia.

Avaliação Ergonômica Preliminar
Laudo Ergonômico

   A diferença entre uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e um Laudo Ergonômico é que a AET aborda todos os aspectos do ambiente de trabalho (fatores físicos, ambientais, conforto, etc.), enquanto que um laudo ergonômico pode ser solicitado para alguma análise específica, por exemplo, analisar apenas um setor, a luminosidade, um mobiliário, ou uma linha de produção específica.

  Um Laudo Ergonômico pode ser solicitado para cumprir alguma exigência judicial.

 

GRO / PGR

  O GRO é o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais que será implementado nas empresas através do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) em vigor desde janeiro de 2022, quando a nova NR-01 entrou em vigor.

Projeto Ergonômico

   Avaliação Ergonômica do Preliminar (AEP) é um documento de avaliação rápida que tem como objetivo identificar perigos e fatores de risco, preconizada pela Norma Regulamentadora 1, que deve ser realizada de acordo com a Norma Regulamentadora 17 de Ergonomia.

Gestão e Consultoria

    Não há nenhum programa em recursos humanos de maior impacto sobre qualidade de vida do trabalhador, quanto aquele dedicado à melhoria das condições ergonômicas (Couto)

Gestão e Comitê de Ergonomia

     "As empresas mais evoluídas estão implantando a Ergonomia sob a forma de SISTEMA DE GESTÃO e os resultados são altamente positivos, tanto na redução das LER/DORT e lombalgias, quanto na melhoria de condições gerais de trabalho e redução do desconforto." (Couto)

Implantação de Comitês de Ergonomia (COERGO)

     O comitê de ergonomia (COERGO) é constituído pela liderança da empresa que recebe treinamento em ergonomia com foco em garantir atendimento dos requisitos legais e operacionais da empresa, desenvolvendo cultura organizacional voltada a prevenção de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), eficiência dos processos e segurança dos colaboradores.

    O COERGO valida as AEPs e AETs, implementa as ações conforme sistema de gestão ErgoTrabalho. Os resultados periódicos são repostados à alta administração da empresa.

 

** Agende uma visita técnica conosco.

SSMA - Saude, Segurança e Meio Ambiente
Blitz Ergonômica

   A blitz ergonômica é uma abordagem individual no trabalhador, podendo ser realizada no escritório ou na indústria onde são pontuados os itens que estão sendo executados de forma incorreta.

Palestras

   As palestras são muito importantes para o entendimento do que é Ergonomia e como aplicar os conhecimentos no dia a dia, colaborando com a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.

Serviços online, presencial, híbrido

     Entregamos serviços que podem ser realizados online, presenciais e híbridos, como Rodas de Conversa com equipe, Palestras, Blitz Ergonômicas, reuniões de COERGO, apresentações em SIPAT/SIPATMA

Integração

   Fazemos treinamento em integração de novos funcionários, integração de mudança de cargo, integração de gestores, etc.

    A ergonomia atua na concepção na fase de projeto.

O custo da correção de uma condição não-ergonômica quando a instalação já está concluída é nove vezes superior ao custo da correção na fase de projeto. (adaptado de Couto)

Orientação Ergonômica

   A Orientação Ergonômica teórico-prático é uma das melhores formas de aprender e praticar a ergonomia no dia a dia, colaborando com a prevenção e predição dos distúrbios osteomuculares relacionados ao trabalho (DORT).

SIPAT - SIPATMA

   A SIPAT é uma das atribuições obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), também exigida pela NR-5.

   Hoje em dia, a escolha de se inserir o Meio Ambiente nas ações do SIPAT, é uma forma de informar e educar o trabalhador com relação a nossa responsabilidade em cuidar de nosso planeta, a começar por cada um.

4d203802-99e7-40a2-8cc3-b4e4fec76cf8.jpeg
bottom of page